segunda-feira, 10 de novembro de 2008

DEPOIS DO MÊS DAS CRIANÇAS...

(POR CLAUDINETE DA SILVA)

Aproveitando o post de minha colega de blog, Fabíola Mamedes, “As babás eletrônicas dos anos 90”, em que ocorre a referência sobre as apresentadoras loiras dos programas infantis, desejo a partir daqui, pegar essa brecha e falar do apelo à sensualidade que alguns “programinhas” recorriam.
Fuçando um pouco o baú do tempo, podemos pegar como exemplo a Rainha dos baixinhos. Xuxa que durante sua carreira de apresentadora da extinta TV Manchete (acompanhe um pouco da história desse canal em meu próximo post), no programa “Clube da Criança” (1983), em que vale ressaltar que foi o primeiro programa de auditório com crianças, onde havia muitas atrações, desenhos animados, como “A Corrida Maluca”, "Dartagnan e os Três Mosqueteiros”, brincadeiras de palco, músicas; a loira apresentava-se com trajes um tanto vulgares a julgar por figurinos que recorriam a decotes e pernas sempre de fora.



A idéia partiu de Maurício Sherman, pois ele queria criar um programa para crianças com uma apresentadora bonita, e Xuxa como era modelo, fazia jus ao que ele queria.
Mas, Meneghel era sempre criticada por aparecer seminua na telinha, com isso, vários artigos foram escritos sobre como a TV explorava a sexualidade logo naquele tipo de programação que deveria ser educativa. Com o tempo, a discussão ganhou força e tanto Xuxa quanto suas seguidoras passaram a se vestir de forma recatada e os programas dessa forma migraram para um formato mais infantil.

(TV XUXA)













(CLUBE DA CRIANÇA - 1986)

É importante que os pais parem um pouco para refletir no que diz respeito aos programas dedicados às crianças. Ocorreu esta melhora tratando-se das apresentadoras, mas e aos desenhos que carregam consigo a violência?
Desenhos como Dragon Ball Z, Cavaleiros do Zodíaco e os demais que possuem personagens que resolvem tudo na base da pancada, devem ser analisados. Os heróis socam seus oponentes até sair sangue, e isso não é o que eu diria ser uma forma de entretenimento educativa para as crianças que estão ainda sofrendo um processo de conhecimento, momento em que tudo que eles vêem eles querem fazer.O aconselhável é que os pais desliguem os televisores e saiam para brincar com as crianças, pois é fácil criticar a televisão por passar programas inadequados, mas você como pai está desempenhando o seu papel?
PENSE NISSO!






FONTE DE PESQUISA:

Jornal - Folha de S. Paulo - 25/04/2006 (Autor de HQ aborda violência em desenho infantil em SP), por DANIELA TÓFOLI

Sites: http://www.oglobo.globo.com/ / Data de acesso: 09 e 10 de novembro /

Imagens retiradas dos sites: http://www.oglobo.globo.com/ / http://www.geocities.com/

2 comentários:

Fernando Barreto disse...

Concordo com você Clau, muitos pais só sabem criticar este programas, um exemplo é o meu pai que chega até ser engraçado, pois ele fica criticando o programa o tempo todo (onde já se viu isso, olha só este apresentador, que coisa idiota...), mas desligar a TV ou fazer outra atividade ele não faz, ele fica lá até o programa acabar.

Márcio disse...

Estamos vivendo o "Crepúsculo das Loiras". O que virá agora na programação infantil?